Institucional


O Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina, nasceu como extensão do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro no ano de 2005.

Atendendo a uma solicitação de Dom Albano Bortoleto Cavallin, Arcebispo Metropolitano de Londrina, sobre a criação de uma extensão do Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro na cidade de Londrina, o Cônego Abílio Soares de Vasconcelos, na época Diretor do Instituto, lhe envia uma carta resposta, datada de 12 de fevereiro de 2005, contendo a aprovação – nihil obstat – de Sua Eminência Reverendíssima Dom Eusébio Oscar Scheid, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.

No dia 21 de fevereiro de 2005, o curso de Mestrado em Direito Canônico – Extensão Londrina – foi erigido canonicamente por Decreto de Dom Albano Bortoleto Cavallin. Com o apoio dos Bispo do Regional Sul II da CNBB, no mesmo ano, deu-se início a primeira turma de estudantes do Mestrado.

Por decreto da Congregação para Educação Católica, o curso de Mestrado – Extensão Londrina – é elevado a Instituto Superior de Direito Canônico, agregado a Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina, tem como objetivo promover o aprofundamento da ciência canônica na Igreja, formando canonistas qualificados para a pesquisa científica, o ensino e a aplicação do Direito Canônico segundo a Tradição viva da Igreja, colaborando em sua continua renovação e adaptação as necessidades dos tempos.

Autoridades acadêmicas


Moderador
Sua Excelência Reverendíssima Dom Geremias Steinmtz
Arcebispo Metropolitano de Londrina

Diretor
Prof. Me. Pe. Oscar Alberto de Los Rios Londono

Secretário Geral
Profa. Me. Sueli Almeida da Silva